Nos dias 04, 05 e 06 de dezembro o Sense-Lab conduziu a facilitação da oficina para construção do Plano de Ação Estratégico das Áreas Prioritárias para Conservação e Restauração da Biodiversidade e Ecossistemas do Estado de Minas Gerais. Promovida pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), apoiado pelo WWF-Brasil e Fundação Biodiversitas, a oficina contou com a participação de especialistas e membros da sociedade civil e foi uma das etapas finais de um projeto que visa definir conjuntos de áreas nos quais há maiores margens de retorno aos esforços de gestão ambiental. Os resultados desse trabalho servirão como instrumento de gestão territorial, para orientar o planejamento das ações do Governo de Minas Gerais nos próximos anos com dados explícitos, georreferenciados e de alta qualidade.
O Plano de Ação foi construído de forma colaborativa em cocriação com os 150 participantes presentes. Durante os 3 dias da Oficina, muitos espaços de conversa foram propostos para definir a mudança esperada, a estratégias, ações e resultados para diferentes eixos temáticos definidos pelo IEF, conforme listado abaixo:
✦ Recuperação e Restauração de Ecossistemas; ✦ Promoção de Práticas Sustentáveis e Corredores Ecológicos; ✦ Áreas Protegidas; ✦ Pesquisa e Projetos de Conservação da Biodiversidade; ✦ Biodiversidade Aquática; ✦ Recursos Hídricos; ✦ Fiscalização Ambiental; ✦ Educação Ambiental.
Comments