Introdução
O Agente MUDA é uma comunidade que ativa a potência coletiva, conecta e instrumentaliza lideranças sistêmicas dos setores público, empresarial e da sociedade civil comprometidas com a mudança das regras do jogo para uma economia justa e regenerativa.
Por meio de jornadas imersivas, a iniciativa potencializa lideranças que já atuam com a transformação do sistema econômico, fortalecendo a visão sistêmica e novas formas de perceber a si e ao mundo para co-criar soluções efetivas e comprometidas com a escalabilidade do impacto gerado.
A partir disso, a visão do Agente MUDA é formar uma comunidade de práticas conjuntas que poderão inovar e escalar soluções capazes de enfrentar verdadeiramente os maiores desafios da sociedade e do planeta.
O chamado
O Sense-Lab foi convidado para apoiar a iniciativa na construção de uma jornada de investigação de novos modelos organizacionais, sociais e políticos, para quem deseja se tornar um agente ativo na transição para uma sociedade equitativa e regenerativa hoje, construindo formas concretas de colaboração e soluções escaláveis.
A imersão co-facilitadas pelo Sense-Lab teve como objetivo a co-criação de uma comunidade de prática de lideranças sistêmicas, dos setores público, empresarial e sociedade civil comprometidas com a mudança das regras do jogo para uma economia mais equitativa e regenerativa.
A concepção do programa foi cuidadosamente planejada entre as organizações parceiras: Din4amo, Sense-Lab, UpLab e Diáspora.Black, visando proporcionar uma jornada de preparação abrangente e enriquecedora.
Resultados
Auxiliamos na realização de duas imersões da comunidade de práticas Agente MUDA, onde temas como mudanças sistêmicas, novas economias, regeneração e decolonialidade foram debatidos e o sentido da vivência em comunidade trouxe um lugar único para o envolvimento destas lideranças com as pautas citadas.
O programa contou com a participação de lideranças incrivelmente talentosas e diversificadas. A troca de experiências e conhecimentos entre os participantes foi fundamental para o enriquecimento da imersão.
Dias após as imersões, já conseguimos ver que emergiu um cenário positivo e colaborativo entre as lideranças. Relações de confiança foram estabelecidas, caracterizadas por compartilhamentos profundos sobre questões e desafios pessoais. Houve uma busca ativa por conexões e parcerias genuínas, com muitos participantes expressando surpresa e gratidão pela intensidade do apoio e interesse genuíno em suas atividades.
Essa atmosfera gerou um forte senso de pertencimento, criando um ambiente propício para o desenvolvimento profissional e pessoal e destacando a importância de comunidades colaborativas e de apoio mútuo.
Processo e Metodologia
Reuniões de cocriação e design do conceito
Estruturação metodologia do programa
Curadoria de conteúdo sobre regeneração, mudanças sistêmicas e novas economias
Facilitação presencial dos 6 dias de duas imersões
Gestão e planejamento de encontros online prévios a imersão
Sistematização dos aprendizados vividos
Comments